quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mandalas

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).
A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).
Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacrade vários séculos.
                   Nesta atividade trabalhamos as Mandalas com grãos:







Pop Art

A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos.  Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas, celebridades e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
 Abaixo atividades realizadas pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Profª Leila Rubens Fonseca:








domingo, 30 de novembro de 2014

Cubismo

O cubismo é um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias. A desvinculação com a natureza é obtida através da decomposição da figura em seus pequenos detalhes, em planos que serão estudados em si mesmos não na visão total do volume. Desta forma, um objeto pode ser observado de diferentes pontos de vista, rompendo com a perspectiva convencional e com a linha de contorno. As formas geométricas invadem as composições, as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas foram respeitadas sempre. As naturezas mortas urbanas e os retratos são temas recorrentes neste movimento artístico. 
          Trabalhos dos alunos do 1º ano Ensino Médio, da Escola Estadual Leila Rubens Fonseca:


Trabalhos dos alunos do 8º ano, da Escola Egberto Ferreira de Carvalho:






sábado, 29 de novembro de 2014

Consciência Negra

Trabalhos realizados pelas turmas do fundamental II da Escola Egberto Ferreira de Carvalho em consideração as comemorações da Consciência Negra.


sábado, 8 de novembro de 2014

Máscaras Africanas

Pensando na acessibilidade em relação aos materiais e a facilidade técnica para execução do trabalho, utilizamos o balão como molde e o jornal como material de construção inicial. 
A utilização do balão deve-se a sua forma oval semelhante a uma cabeça humana e o papel jornal à sua flexibilidade e aderência ao molde.
Enchemos o balão de ar, depois rasgamos o jornal em tiras pequenas e com a cola fixamos no balão. Fizemos isso até completar de 4 a 6 camadas no mínimo.
Após terminar aguardamos a secagem completa e nas próximas aulas continuamos com a decoração das máscaras.Primeiro com uma camada de tinta preta e depois com papéis coloridos dependendo da criação de cada aluno. A seguir o resultado das criações:






terça-feira, 28 de outubro de 2014

Abstracionismo

O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Aqui algumas atividades realizadas pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio referente as nossas aulas sobre o tema Abstracionismo:







Peppa Pig em biscuit

Aniversário de minha sobrinha da Peppa Pig e quem fez as lembrancinhas??????? Adivinha??? ....euzinha. Peppa Pig Princesa feitas em biscuit...









domingo, 26 de outubro de 2014

Xilogravura

Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão. Para nossa aula de xilogravura utilizamos uma bandeja de isopor para entalhar o desenho, abaixo alguns resultados dos trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano.





Op Art

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
Abaixo estão algumas atividades desenvolvidas pelos alunos do 9º Ano nas aulas de Op Art :